Links |
Olá!Editorial e Expediente Seja bem-vindo ao blog Butterfly! Aqui você encontrará informações, notícias e tudo que é relacionado ao mundo GLS. Participe do nosso blog, comente, faça críticas. Ajude-nos a melhorar o Butterfly cada vez mais! Contate-nos! Atenciosamente, Equipe Butterfly Arquivo do blog |
Butterfly
Escreva Com As Asas da Imaginação!
Educação sexual ainda está longe da realidade das escolas | 04:42 |
|
Serena Passos
Comecei a perceber a amplitude que é o tema GLSTTB e farei algumas citações do que encontrei nas pesquisas que fiz e por onde estive, pessoas amigas em conversas e na internet etc.
Cheguei a esta sigla, um significado ou um significante.
Irei abordar esse assunto com muita freqüência neste blog, meu início quero esclarecer sobre o GTPOS:
O Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual (GTPOS) é uma Organização não Governamental, fundada em 1987 por psicólogos, pedagogos e psicanalistas interessados no estudo das questões da sexualidade.
Do intercâmbio entre estes profissionais, com diferentes experiências de trabalho na área, surgiu uma proposta metodológica para a implantação de projetos de Orientação Sexual em escolas, baseada na convicção que a escola tem a responsabilidade social de contribuir para a saúde e bem estar sexual de crianças e adolescentes.
O efetivo desenvolvimento destes projetos em redes públicas de educação e escolas particulares trouxe desdobramentos temáticos, sendo o principal deles a prevenção da Aids, diretamente direcionado à sexualidade e de importância fundamental na questão da saúde sexual. Especialmente no Brasil, os índices de infecção pelo HIV são alarmantes, e a epidemia direciona-se às camadas menos favorecidas da população.
Para saber mais:
Da experiência de vários anos e muitos projetos desenvolvidos, o GTPOS publicou 3 livros (Guia de Orientação Sexual, Sexo se Aprende na Escola e Projeto Brasil), edita um boletim trimestral (8.000 exemplares por edição) e constituiu um Centro de Documentação e Informação, que atende gratuitamente educadores e pesquisadores de todo o Brasil, fornecendo bibliografias, material de apoio, etc.
Estas iniciativas são, ao mesmo tempo, resultado de nossa experiência e sementes que visam disseminar nossas idéias como por exemplo, através da participação de dois membros da equipe na redação dos capítulos de Orientação Sexual como tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação.
Por enquanto é isso!
“Acredito no mundo e gostaria de acreditar nas pessoas”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário